Iniciativas

Voltar

Inquérito caracterização das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo

Fotografia

Na sequência do inquérito realizado em 2018 que permitiu obter um primeiro levantamento sobre o número de pessoas em situação de sem-abrigo em Portugal Continental, a utilização do Conceito de Pessoa em Situação de Sem-Abrigo e os sistemas locais de informação existentes, foi solicitado aos Conselhos Locais de Ação Social (CLAS) no passado dia 6 de junho de 2019, o preenchimento de um questionário que tem por objetivo a caracterização das pessoas em situação de sem-abrigo.  


Este questionário elaborado no âmbito do GIMAE - Grupo para a Implementação, Monitorização e Avaliação da Estratégia, coordenado pelo Instituto da Segurança Social, IP, é dirigido a todos os CLAS, quer tenham ou não criado Núcleos de Planeamento e Intervenção Sem-abrigo (NPISA), uma vez que no âmbito do inquérito realizado em 2018 estas situações não se restringiam só aos concelhos onde existiam NPISA.


Com base na informação recolhida pelos territórios será possível conhecer, a nível nacional, o perfil das pessoas em situação de sem-abrigo. Este conhecimento é essencial para assegurar um melhor planeamento e adequação da intervenção à realidade existente.


Os resultados do inquérito realizado em 2018 estão disponíveis no Relatório “Inquérito aos conceitos utilizados e aos sistemas locais de informação – 2018”