Modelo de Intervenção e Acompanhamento Integrado
No âmbito do Plano de Ação 2017-2018 da Estratégia e com o objetivo de garantir eficácia e eficiência na intervenção foi elaborado o documento de suporte técnico sobre o Modelo de Intervenção e Acompanhamento Integrado.
O modelo de intervenção preconizado no âmbito da ENIPSSA 2017-2023 decorre da indispensabilidade de qualificar a intervenção junto das pessoas em situação de sem-abrigo, centrando-se no indivíduo, na família e na comunidade, bem como da necessidade de evitar a duplicação de respostas, rentabilizando recursos humanos e financeiros.
Este modelo de intervenção e acompanhamento de indivíduos/ famílias /grupos organiza-se em três domínios base: a prevenção, a intervenção e a integração comunitária. Cada uma delas está estruturada a nível sociopolítico, organizacional e individual.
A implementação do modelo realiza-se em territórios a definir nas Plataformas Supraconcelhias da Rede Social ou Plenários dos Concelhos Locais de Ação Social, de acordo com as necessidades identificadas em diagnóstico e, sempre que a dimensão do fenómeno o justifique, deverá ser constituído, no âmbito da Rede Social, um Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo.
Pode aceder aqui ao documento.