Voltar

Segurança Social cria 195 novas vagas de habitação para pessoas em situação de sem-abrigo na Área Metropolitana de Lisboa

Thumbnail da Notícia

A Segurança Social, através do Centro Distrital de Lisboa, assinou no dia 14 de fevereiro, seis Protocolos Inovadores Housing First e Apartamentos Partilhados para pessoas em situação de sem abrigo na Área Metropolitana de Lisboa. Os protocolos foram assinados com as Instituições Associação para o Estudo e Integração Psicossocial (Lisboa), Crescer na Maior – Associação de Intervenção Comunitária (Lisboa e Loures), ABLA – Associação de Beneficência Luso-Alemã (Cascais), AVA – Associação Vida Autónoma (Sintra) e a Comunidade Vida e Paz (Odivelas).

Com estes protocolos, 195 pessoas em situação de sem abrigo passam agora a ter acesso a casas partilhadas de caráter transitório como uma habitação colaborativa e que tem como objetivo a inserção social, numa perspetiva de vida em comunidade em que todos projetam o espaço de acordo com as necessidades do grupo.  
 
Este modelo pretende criar uma intervenção adequada aos diferentes perfis de pessoas e nos distintos contextos sociais e geográficos.
 
Para a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, o objetivo é criar modelos diferentes que se adaptam às situações concretas, em função das características de cada pessoa, para a sua reintegração.
 
A cerimónia contou com a presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, com as vereadoras das Câmaras Municipais de Lisboa e Loures, Laurinda Alves e Sónia Paixão, respetivamente, da Diretora do Centro Distrital de Segurança Social de Lisboa, Gabriela Real, do Gestor Executivo da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (ENIPSSA), Henrique Joaquim, e dos representantes das instituições.