Pessoas em situação de sem-abrigo exercem os seus direitos civis e sociais
Realizou-se entre os dias 15 a 17 de dezembro, a 29ª Festa de Natal da Comunidade Vida e Paz com as pessoas em situação de sem-abrigo, na cantina da Universidade de Lisboa. Durante este período, foi possível proporcionar serviços de acesso à cidadania, cuidados de saúde, higiene e refeições quentes.
Nesse âmbito, o Instituto de Segurança Social, I.P. (ISS,I.P.) e o Instituto dos Registos e Notariado (IRN) recriaram uma “Loja do Cidadão”, para que as pessoas em situação de sem -abrigo pudessem exercer e requerer o exercício dos seus direitos civis e sociais. E para dar resposta a este objetivo, 6 voluntários do ISS, I.P. prestaram esclarecimentos e resolveram questões relacionados com Prestações Familiares, Apoio Judiciário, Passe Social, Rendimento Social de Inserção e PSI - Prestação Social para a Inclusão. Numa sinergia criada entre as duas instituições, foram ainda emitidos 41 Cartões de Cidadão pelo IRN, num total de cerca de 88 atendimentos realizados pelo ISS, IP.
À semelhança dos anos anteriores, foi possível dar apoio e encaminhar pessoas em situação de sem-abrigo para respostas de acordo com as suas necessidades.
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
![]() |