Iniciativas

  • NPISA Lisboa comemora o 3º aniversário

    No passado dia 25 de janeiro, o NPISA de Lisboa assinalou o seu 3º aniversário, numa cerimónia onde estiveram presentes as várias entidades parceiras que têm vindo a trilhar este caminho em conjunto, com a missão de melhorar continuamente a intervenção junto das pessoas em situação de sem abrigo da cidade de Lisboa.

  • Cursos de formação sobre a temática dos comportamentos aditivos e dependências

    No âmbito do Plano de Formação do SICAD para 2017, serão realizados os seguintes cursos de formação profissional com temáticas relacionadas com os comportamentos aditivos e as dependências:

  • SMACTE (Serviço Móvel de Apoio à Comunidade)

    O SMACTE (Serviço Móvel de Apoio à Comunidade) é um projeto que nasceu em 2001 através de parceria e cofinanciamento com o IDT (Instituto da Droga e da Toxicodependência) e que desde 2008 se encontra incluído no Programa de Respostas Integradas (PRI) do concelho de Espinho. Atualmente é cofinanciado pelo SICAD (Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências).

  • Guia de recursos simplificado para as pessoas em situação de sem-abrigo

    O folheto do guia de recursos simplificado para as pessoas em situação de sem-abrigo foi elaborado por um grupo de trabalho, constituído por técnicos do NPISA de Lisboa.

  • NPISA AVEIRO

    O NPISA AVEIRO foi constituído em abril de 2012, através de protocolo de colaboração entre 21 entidades concelhias que constituem o grupo alargado. A atividade do NPISAA é gerida pelo Grupo Operativo (GO) cuja composição é decidida em reunião do Grupo Alargado (GA).

  • Plano de Ação 2017-2018

    O Plano de Ação 2017-2018 da ENIPSSA 2017-2023, elaborado pelo Grupo de Implementação, Monitorização e Avaliação da Estratégia, foi aprovado dia 28 de novembro pela Comissão Interministerial e homologado

  • Livro “Vozes do Silêncio – um grupo de sem-abrigo à conquista de cidadania” .

    A obra, uma iniciativa d’ As Vozes do Silêncio, uma plataforma de reafirmação da acção colectiva através da arte que faz parte do Núcleo de Planeamento e Intervenção em Sem Abrigo do Porto (NPISA), é inédita em Portugal.

  • Secretária de Estado acompanha a visita do Presidente da República aos sem-abrigo da cidade do Porto

    No dia 8 de maio, a Secretária de Estado da Segurança Social, Cláudia Joaquim, acompanhou a visita do Presidente da República...

  • 1ª Reunião entre GIMAE e NPISA

    No âmbito da Estratégia para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo 2017-2023 (ENIPSSA), realizou-se no passado dia 15 de setembro...

  • Relatório de Avaliação

    O Relatório de Avaliação da Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas Sem-Abrigo 2009-2015: Prevenção, Intervenção e Acompanhamento, que reúne os contributos do grupo interministerial (GIMAE) ...