Iniciativas

  • 21/5/2018 - ABERTURA DE CONCURSOS PARA FINANCIAMENTO DE PROJETOS QUE INTEGREM OS PROGRAMAS DE RESPOSTAS INTEGRADAS (PRI) PARA OS TERRITÓRIOS: Concelho de Barcelos, Gondomar, Cidade do Porto, Cidade do Porto – Zona Central Histórica, Cidade de Coimbra, Guarda, Concelho de Lisboa, Cidade de Faro e Loulé – Freguesia de Quarteira

    O Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (SICAD) torna pública a abertura de concursos para financiamento de projetos que integrem os Programas de Respostas Integradas (PRI), com base nos procedimentos da Portaria n.º 27/2013, de 24 de janeiro.

  • Reunião Interplataformas do Alentejo Litoral e da Península de Setúbal

    A Secretária de Estado da Segurança Social, Cláudia Joaquim, participou no dia 16 de maio, na reunião extraordinária Interplataformas Supraconcelhias - Península de Setúbal e Alentejo Litoral, em Almada.

  • Rede de Centros Qualifica do IEFP

    O Programa Qualifica, iniciado em 2017, é um programa vocacionado para a qualificação de adultos que tem por objetivo melhorar os respetivos níveis de educação e formação, contribuindo para a melhoria dos níveis de qualificação da população e a melhoria da empregabilidade dos indivíduos

  • ACM promove ação de sensibilização

    No âmbito das atividades previstas em sede do Plano de Ação 2017-2018 da ENIPSSA, o Alto Comissariado para as Migrações irá realizar uma ação de sensibilização acerca dos serviços disponíveis nos Centros Nacionais de Apoio à integração de Migrantes (CNAIM) e Centros Locais de apoio à integração de Migrantes (CLAIM), dirigida a técnicos que trabalham no apoio a pessoas em situação de sem-abrigo.

  • ACM promove ação de sensibilização

    Na sequência do plano de atividades apresentado pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM) no âmbito da ENIPSSA 2017-2023, o ACM irá realizar uma ação de sensibilização acerca dos serviços disponíveis nos Centros Nacionais de Apoio à integração de Migrantes (CNAIM) e Centros Locais de apoio à integração de Migrantes (CLAIM), dirigida a técnicos que trabalham no apoio a pessoas em situação de sem-abrigo.

  • Cooperação com o ISS, I.P Madeira

    Rui Fiolhais, Presidente do Instituto de Segurança Social (ISS, I.P.), e Sofia Borges Pereira, Vogal do ISS, I.P. reuniram-se, no dia 27 de março, com Augusta Aguiar, Presidente do Instituto de Segurança Social da Madeira, IP-RAM. Para além de todos os compromissos já assumidos, reforçou-se a cooperação na área da ENIPSSA.

  • Reunião de trabalho sobre Estratégia para a Integração de Pessoas em situação de Sem-Abrigo em Belém

    No passado dia 5 de fevereiro, o Presidente da República reuniu-se, no Palácio de Belém, com entidades e instituições para efetuar um ponto de situação sobre a ENIPSSA - Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo.

  • Projeto “Ceia com Calor” em Aveiro

    O projeto “Ceia com Calor” é promovido pela Comissão de Voluntariado da IPSS Florinhas do Vouga de Aveiro, entidade que integra o Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA). Esta iniciativa, não financiada, tem como objetivo diminuir as carências alimentares e melhorar as condições sanitárias das pessoas que se encontram numa situação de Sem-Abrigo nesta cidade.

  • ENIPSSA apresentada em Santarém

    No âmbito da realização das parcerias e trabalho em rede, realizou-se nos dias 21 e 22 de março a reunião da Plataforma Supra Concelhia da Lezíria e do Médio Tejo, respetivamente, tendo as mesmas sido presididas pelo Diretor do Centro Distrital de Santarém, Renato Possante Bento.

  • Torres Vedras recebe encontro da Comunidade Vida e Paz

    Decorreu no Auditório dos Paços do Concelho de Torres Vedras, no dia 7 de Março, o encontro promovido pela Comunidade Vida e Paz e pelo Centro Quinta do Espírito Santo (Comunidade de Inserção), sobre o tema “Do singular para o Universal: laços e vínculos. Do acolhimento à autonomização de pessoas em situação de sem abrigo ou vulnerabilidade social”.