Iniciativas

  • Reunião GIMAE no IEFP, IP

    No âmbito da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (ENIPSSA), realizou-se no dia 20 de junho, nas instalações do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), uma reunião de trabalho com os representantes do Grupo de Implementação, Monitorização e Avaliação da Estratégia (GIMAE).

  • Crianças em situação de sem-abrigo – GIMAE participa em reunião de peritos em Bruxelas

    O Grupo para a Implementação, Monitorização e Avaliação da Estratégia (GIMAE) representou Portugal no Peer Review on “Homelessness from a child’s perspective” organizado pelo Gabinete do Comissário Flamengo para os Direitos das Crianças, em Bruxelas, Bélgica, nos dias 27 e 28 de junho.

  • ENIPSSA no European Journal of Homelessness

    O European Journal of Homelessness é uma publicação de referência no domínio da investigação e das políticas dirigidas às pessoas em situação sem-abrigo na Europa.

  • Rede de Centros Qualifica do IEFP

    O Programa Qualifica, iniciado em 2017, é um programa vocacionado para a qualificação de adultos que tem por objetivo melhorar os respetivos níveis de educação e formação, contribuindo para a melhoria dos níveis de qualificação da população e a melhoria da empregabilidade dos indivíduos

  • ENIPSSA em debate

    No âmbito do evento Portugal Economia Social 2018, Madalena Cruchinho, Coordenadora do Núcleo Executivo do GIMAE - Grupo de Implementação, Monitorização e Avaliação da Estratégia, apresentou a ENIPSSA.

  • 21/5/2018 - ABERTURA DE CONCURSOS PARA FINANCIAMENTO DE PROJETOS QUE INTEGREM OS PROGRAMAS DE RESPOSTAS INTEGRADAS (PRI) PARA OS TERRITÓRIOS: Concelho de Barcelos, Gondomar, Cidade do Porto, Cidade do Porto – Zona Central Histórica, Cidade de Coimbra, Guarda, Concelho de Lisboa, Cidade de Faro e Loulé – Freguesia de Quarteira

    O Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (SICAD) torna pública a abertura de concursos para financiamento de projetos que integrem os Programas de Respostas Integradas (PRI), com base nos procedimentos da Portaria n.º 27/2013, de 24 de janeiro.

  • Reunião Interplataformas do Alentejo Litoral e da Península de Setúbal

    A Secretária de Estado da Segurança Social, Cláudia Joaquim, participou no dia 16 de maio, na reunião extraordinária Interplataformas Supraconcelhias - Península de Setúbal e Alentejo Litoral, em Almada.

  • ACM promove ação de sensibilização

    No âmbito das atividades previstas em sede do Plano de Ação 2017-2018 da ENIPSSA, o Alto Comissariado para as Migrações irá realizar uma ação de sensibilização acerca dos serviços disponíveis nos Centros Nacionais de Apoio à integração de Migrantes (CNAIM) e Centros Locais de apoio à integração de Migrantes (CLAIM), dirigida a técnicos que trabalham no apoio a pessoas em situação de sem-abrigo.

  • ACM promove ação de sensibilização

    Na sequência do plano de atividades apresentado pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM) no âmbito da ENIPSSA 2017-2023, o ACM irá realizar uma ação de sensibilização acerca dos serviços disponíveis nos Centros Nacionais de Apoio à integração de Migrantes (CNAIM) e Centros Locais de apoio à integração de Migrantes (CLAIM), dirigida a técnicos que trabalham no apoio a pessoas em situação de sem-abrigo.

  • Cooperação com o ISS, I.P Madeira

    Rui Fiolhais, Presidente do Instituto de Segurança Social (ISS, I.P.), e Sofia Borges Pereira, Vogal do ISS, I.P. reuniram-se, no dia 27 de março, com Augusta Aguiar, Presidente do Instituto de Segurança Social da Madeira, IP-RAM. Para além de todos os compromissos já assumidos, reforçou-se a cooperação na área da ENIPSSA.