Iniciativas

Voltar

Reunião da Plataforma Supraconcelhia do Pinhal Litoral

Fotografia

No dia 27 de novembro de 2018, realizou-se a 26ª reunião da Plataforma Supraconcelhia do Pinhal Litoral, nas instalações do edifício sede do Centro Distrital de Leiria do Instituto da Segurança Social IP (ISS, IP), presidida pela Diretora do Centro Distrital, Maria do Céu Mendes. Nesta reunião foi apresentada a ENIPSSA 2017-2023 pela Assessora do Conselho Diretivo do ISS,IP e Coordenadora do Núcleo Executivo do GIMAE, Madalena Cruchinho, tendo a Coordenadora do NPISA de Aveiro, Sandra Marques, apresentado a Estratégia na perspetiva da intervenção ao nível local do NPISA que coordena. 

Foi ainda divulgado junto dos parceiros, o diagnóstico preliminar das Situações de Sem-Abrigo nos concelhos da Marinha Grande e Leiria, realizado pelo Grupo Operativo desta Plataforma, em estreita parceria com as entidades envolvidas.  

Na ordem de trabalhos foram elencados diversos assuntos, nomeadamente, a temática da saúde mental que tem preocupado a comunidade de parceiros e que por isso motivou a realização de um estudo por parte da Câmara Municipal de Leiria em colaboração com a Escola de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, alusivo ao tema: “A Saúde Mental das Famílias em Situação de Carência Económica”, que foi apresentado pela Vereadora do Pelouro do Desenvolvimento Social, Ana Margarida Valentim.

Ainda na senda deste tema e de modo a conseguir perspetivar-se uma relação de maior proximidade com o Ministério Público, esteve também presente a Procuradora e Coordenadora do DIAP de Leiria, Ana Simões, que partilhou a abordagem no âmbito da intervenção do Ministério Público, tendo dado a conhecer aos parceiros “O Papel do Ministério Público na Saúde Mental". 

Esta reunião contou com a participação de dirigentes de diversas entidades parceiras, nomeadamente, Vereadores e Presidentes dos CLAS de todos os concelhos da Plataforma, assim como responsáveis de serviços da administração pública local, representantes das Instituições Particulares de Solidariedade Social, organizações não-governamentais, associações empresariais, entre outros.

A plataforma supraconcelhia do Pinhal Litoral está em funcionamento desde 19 de dezembro de 2006 e é composta pelos concelhos da Batalha, Porto de Mós, Marinha Grande, Leiria e Pombal.