Iniciativas

Voltar

Rede de Centros Qualifica do IEFP

Fotografia

O Programa Qualifica, iniciado em 2017, é um programa vocacionado para a qualificação de adultos que tem por objetivo melhorar os respetivos níveis de educação e formação, contribuindo para a melhoria dos níveis de qualificação da população e a melhoria da empregabilidade dos indivíduos.
 
A rede nacional de Centros Qualifica é constituída por 303 centros, dos quais 34 estão integrados nos Centros de Emprego e Formação Profissional de Gestão Direta do IEFP e 44 estão integrados em Centros de Gestão Participada. Os restantes funcionam em escolas do ensino básico e secundário e em outras entidades públicas e privadas.
 
Encontra aqui mais informações sobre o Programa Qualifica. E aqui acede a informação específica sobre os Centros Qualifica da rede do IEFP
 
Os serviços de um Centro Qualifica destinam-se a:
  • Adultos, com idade igual ou superior a 18 anos, que pretendam dar continuidade ao seu percurso de qualificação ou que procurem melhorar a sua situação face ao mercado de emprego;
  • Jovens que não se encontrem a frequentar modalidades de educação ou de formação e que não estejam inseridos no mercado de trabalho.
Nos Centros Qualifica desenvolvem-se os seguintes serviços:
  1. Processos de informação e orientação com vista ao encaminhamento dos utentes para as ofertas de educação e formação mais adequadas. É prestada informação aos candidatos sobre os diversos percursos de qualificação possíveis; os candidatos são orientados e apoiados na identificação da oferta de qualificação mais adequada tendo em conta o perfil, motivações e expectativas de cada candidato; é feito o seu encaminhamento para a oferta de qualificação selecionada. É também nesta etapa que é atribuído o Passaporte Qualifica que permite, com apoio ou individualmente, que o candidato simule diversos percursos de qualificação possíveis.
  2. Processos de RVCC Profissional; O Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Profissionais (RVCC Profissional) é um processo que permite obter uma certificação profissional com base na demonstração de aprendizagens realizadas ao longo da vida e de competências adquiridas através da experiência profissional ou noutros contextos. Existem processos de RVCC Profissional para várias saídas profissionais do Catálogo Nacional de Qualificações. A certificação obtida através desta modalidade é equivalente à atribuída nas outras modalidades de qualificação.
  3. Processos de RVCC Escolar. O Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Escolares (RVCC Escolar) é um processo que permite obter uma certificação escolar com base na demonstração de aprendizagens realizadas ao longo da vida e de competências adquiridas através da experiência profissional ou noutros contextos.
    Existem processos de RVCC Escolar de nível básico e secundário. O mesmo candidato pode desenvolver em simultâneo um processo de RVCC Escolar e Profissional (RVCC de Dupla Certificação).
    A certificação obtida através desta modalidade é equivalente à atribuída nas outras modalidades de qualificação e permite o prosseguimento de estudos.