Iniciativas

Voltar

Questionário aos CLAS no âmbito da ENIPSSA

Fotografia

No passado dia 1 de fevereiro foi solicitado aos Conselhos Locais de Ação Social (CLAS) o preenchimento de um questionário que tem por objetivo a realização de um levantamento de informação sobre a utilização do conceito de pessoa em situação de sem-abrigo e sobre os sistemas locais de informação existentes.  Este questionário, elaborado no âmbito do Grupo para a Implementação, Monitorização e Avaliação da Estratégia (GIMAE) foi dirigido a todos os CLAS, quer tenham ou não criado Núcleos de Planeamento e Intervenção Sem-abrigo (NPISA).

Com base na informação recolhida pelos territórios, será possível elaborar um questionário cujas respostas retratarão o perfil das pessoas em situação de sem-abrigo e contribuir para a elaboração de um conjunto de indicadores, a incluir nos Diagnósticos Socias, que permita prevenir situações futuras. Por esta razão se solicitou aos CLAS e aos NPISAS, nos territórios onde foram criados, que o preencham em conjunto.

A ENIPSSA 2017-2023 pretende não só monitorizar o fenómeno sem-abrigo, mas também precavê-lo, pelo que, parte do questionário está diretamente ligado à área da prevenção. Para alcançarmos este desígnio, é fundamental o empenho e colaboração de todos.