Iniciativas

Voltar

Ponto de Contacto - Balneário Social de Espinho

Fotografia

O Ponto de Contacto - Balneário Social de Espinho é um serviço promovido pelo Centro Social de Paramos, em parceria com a Câmara Municipal de Espinho, que consiste na permissão ao acesso a banhos quentes e consequentes cuidados de higiene complementares, pequenas refeições e outros apoios psicossociais e cuidados de saúde a indivíduos sócio economicamente desfavorecidos frequentadores do concelho de Espinho (e que não possuem, mediante avaliação técnica, condições de habitabilidade adequadas para suprir as suas necessidades de higienização pessoais).

Entende-se por Ponto de Contacto o espaço/contexto informal que, pelas suas características (acessibilidade geográfica, oferta de serviços adaptados às carências previamente diagnosticadas), permite uma maior proximidade aos utentes e, consequentemente, uma intervenção mais ajustada às suas necessidades. Este Ponto de Contacto integra duas ações: Balneário Social (zona de banhos) e Gabinete de Apoio Psicossocial.

O Balneário Social destina-se a proporcionar aos utentes a possibilidade de tomarem um banho quente e garantirem cuidados de higiene complementares.

No Gabinete de Apoio Psicossocial os utentes poderão encontrar a possibilidade de, para além de fazerem uma pequena refeição, solicitarem outros apoios psicossociais, nomeadamente atendimento, aconselhamento, encaminhamento para outros serviços de apoio (sejam promovidos pelo CSP, sejam serviços dos diferentes parceiros da Rede Social), lavandaria, distribuição de vestuário. Para além disso, poderão ainda usufruir de diferentes cuidados de saúde (programa de prevenção VIH/Sida, cuidados de enfermagem, rastreios ao VIH e Tuberculose, vacinação, educação para a saúde), sendo que algumas destas ações só funcionam mediante marcação.