Iniciativas

Voltar

1º Encontro Nacional dos NPISA realiza-se em Lisboa

Fotografia

No próximo dia 27 de fevereiro irá realizar-se o 1º Encontro Nacional dos NPISA, na Culturgest, que tem como destinatários os representantes das entidades que constituem os NPISA e representantes das entidades GIMAE. 

O objetivo deste 1º Encontro é apresentar a ENIPSSA 2017-2023 e promover a sua efetiva implementação no território nacional a partir dos contributos de todas as entidades envolvidas na integração das pessoas em situação de sem-abrigo. 

O encontro inicia-se com a sessão de abertura, presidida pelo Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva. Os trabalhos iniciam-se com a realização da mesa redonda “Do compromisso à implementação da ENIPSA 2017-2023”, seguida da sessão plenária sobre “A intervenção junto das pessoas em situação de sem-abrigo: perspetiva europeia e nacional”. 

Durante a segunda parte do Encontro vão realizar-se os Workshops “Ninguém deve permanecer na rua por mais de 24 horas”, com o objetivo de otimizar as soluções para as pessoas em situação de sem-abrigo. 

Partindo desta premissa, decorrerão quatro Workshops sobre diversas temáticas, nomeadamente: Formação; Intervenção de Rua; Da Emergência à reintegração habitacional e nacional; e Monitorizar e avaliar: como, o quê e porquê.

Para alcançar os objetivos delineados nos workshops e no sentido de se promover uma reflexão prévia com base na experiência a nível local, são propostos vários desafios em cada uma das sessões temáticas. 

Na sequência destas sessões de trabalho, será realizada a Sessão Plenária “Conclusões dos Workshops e Debate.”
A sessão de encerramento contará com a presença do Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, Cláudia Joaquim, Secretária de Estado da Segurança Social e Fernando Medina, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

O 1º encontro Nacional dos NPISA revela-se uma oportunidade para as várias entidades que participam no Encontro, em conjunto, reunirem sinergias, apresentarem boas práticas, identificarem  constrangimentos existentes e debaterem com o objetivo de otimizar soluções para as pessoas em situação de sem-abrigo.

Consulte aqui o Programa